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CRIAçãO DO FICHEIRO

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Índice de conteúdo

 

Formato do ficheiro Resolução e escala do documento Impressão sobreposta / Reserva
Nomenclatura do ficheiro  Cor e Perfil ICC Transparências
Orientação do formato Criacão correcta de pretos  Margem de sangramento
Modelo Tipografia

Distância de segurança

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Formatos do ficheiro

 

Pode enviar-nos o seu ficheiro final num destes seguintes formatos:

 

 

*Para ficheiros remetidos em PDF recomendamos juntar os JPG do desenho final em baixa resolução o que nos permiirá comprovar a correta localização das camadas do documento.

 


 

Nomenclatura do ficheiro:

 

Quando for imprimir várias peças do mesmo tamanho (unidades totais) com artes diferentes (imagens diferentes) é importante informar o número de copias de cada imagem no nome do ficheiro.

 

 

No caso do seu pedido incluir peças de diferentes materiais e tamanhos, indicar esses detalhes no nome do ficheiro.

 

 


 

Orientacão do Formato

 

A orientação do formato deve corresponder às configurações selecionadas na opções da encomenda. Lembre-se de introduzir a largura (base) do documento, e, em seguida, a altura do mesmo. Isto é importante para determinar a disposição correta dos acessórios, tais como ilhoses, reforços, bainhas ...

 

 


 

Modelo

 

Durante o processo de selecção do tamanho do documento, o nosso sistema gera automaticamente um modelo no formato PDF com as medidas que definidas com mais 2 mm de margem em cada uma das extremidades do documento. Recomendamos que guarde esse modelo no seu sistema, insira nele o gráfico do seu desenho e remova todas as guias, exceto a de cor verde e guarde em formato PDF tendo em conta as instruções acima. Lembre-se que todos os elementos localizados para além da linha de corte (a vermelho), não vai aparecer na parte final uma vez cortado.

 

 


 

Resolução e escala do documento

 

Para a impressão de peças de até 3m de comprimento, a considerar a parte mais longa, a resolução ideal de um documento está entre 100-150ppp em uma escala 1:1 (tamanho real) da imagem final a ser impressa. Para artes superiores a 3m uma resolução de 100ppp é suficiente para se conseguir um bom resultado.

 

resolucion

 

Lembramos que uma resolução pobre pode resultar em acabamentos de baixa qualidade, com textos e imagens distorcidas.

A seguir, damos algumas dicas que podem ser úteis no momento de realizar o seu desenho.

Relação entre a resolução de saída do documento e a nitidez da imagem:

Resolução de saída do ficheiro (ppp)      

    60   

   72  

   144   

O pixel não distingue (cm)

   112

  94

  47

 

Relação entre o tamanho da peça e sua visualização total:

 

Tamanho da peça (cm) 48x72 70x105 100x150
Distância de observação* 70 100 145

 

* A distância indicada, em centímetros, é aquela que permite ver a cópia inteira dentro do ângulo de visão de um olho estático (sem mover a vista), que é de 55º

Se o arquivo apresentar um lado superior a 5 mt, recomendamos que trabalhe em escala 1:10 com uma resolução de 1000 ppp.


 

Cor e Perfil ICC

 

A arte final deve ser enviada em modo de cor CMYK. Um erro comum é enviar ficheiros em modo RGB, válido para as telas, mas não para impressão a cores. Pode modificar o modo de cor de seus documentos através dos seguintes caminhos, dependendo do software utilizado:

• Adobe Illustrator: Arquivo> Modo de cor do documento> CMYK

• Adobe Indesign: Editar> Espaço de Mistura de Transparentes> Documento CMYK

• Adobe Photoshop: Imagem> Modo> Cor CMYK

 

 

Para garantir a melhor reprodução de cor* de seu projeto, deve atribuir o perfil de cor adequado aos documentos. A ClickPrinting usa o perfil de cor “Coated FOGRA39” (ISO 12647-2: 2004). Pode atribuir este mesmo perfil de cor aos seus documentos pela seguinte forma:

• Adobe Illustrator / InDesign / Photshop: Editar> Atribuir Perfil

Os ficheiros com perfis gerados com cores RGB ou Pantone converter-se-ão a este perfil padrão “Coated FOGRA39”.

 

* Devido aos processos físico-químicos que ocorrem nos processos de impressão, as tintas reagem de formas diferentes a depender do suporte utilizado para impressão. É preciso ter em consideração que, por exemplo, alguns materiais absorvem mais tinta que outros. Por este motivo, e apesar de contar com equipamentos de impressão de última tecnologia, infelizmente não podemos garantir a reprodução exata das cores mostradas no ecrã. Os desvios de cor gerados por esta razão não poderão ser motivos de reclamação. 

 


 

Criação correta de pretos

 

Por vezes, a cor preta requer atenção especial. Pode obter um preto enriquecido usando os seguintes valores: C: 65 H: 35 Y: 35 K: 100. Estes valores são adequados para elementos gráficos. Para textos, no entanto, recomendamos usar o 100K preto (C0 M0 Y0 K100).

 

negro-enriquecido

 

Poderá definir a aparência do preto no Adobe Illustrator e Adobe Indesign através do seguinte caminho: Editar> Preferências> Aparência do preto

No Photoshop, poderá verificar os valores de cor abaixo do ponteiro no separador Informações (Para visualizar: Window> Info)

 


 

Tipografia

Para garantir a reprodução correta das famílias tipográficas utilizadas na sua imagem, deve converter todos os textos em vetores. Desta forma, os contornos dos textos convertidos passam a ser linhas compostas fixadas dentro do documento, assim se evita a possibilidade de que a fonte possa sofrer qualquer tipo de alteração.

 

 

Pode converter o seu texto em contornos através dos seguintes caminhos, dependendo do software utilizado:

• Adobe Illustrator e Adobe InDesign: Com texto selecionado: Texto> Criar contornos

• Adobe Photoshop: Situe-se sobre a camada onde tem o texto, de seguida, pressione o botão direito do rato, clique na opção I Criar Vetor de Trabalho

Realize este passo somente quando tiver a certeza que o texto não irá sofrer mais alterações, pois uma vez convertido, o texto não mais será editável. 

 


 

Impressão Sobreposta / Reserva

 

A impressão sobreposta consiste na sobreposição de duas cores diferentes dentro de uma mesma zona, a dar como resultado a geração de uma terceira cor, resultado da mistura das duas cores anteriores. O fenómeno oposto se chama Reserva (não confundir com reserva de branco), e nele, a cor superior cria uma cobertura e por isso, sua impressão se realiza sobre uma superfície “limpa” (em branco) adaptada aos contornos da sua forma.



 

sobreimpresion

 

Por várias razões, a opção de impressão sobreposta pode ser activada sem disso se ter consciência pelo que pode conduzir a resultados indesejáveis, tais como o aparecimento de cores imprevistas, elementos escondidos atrás de uma imagen ou até mesmo o desaparecimento de textos que devem ser visíveis (deve-se prestar especial atenção aos textos brancos).

 

Contudo, pode acontecer que a opção de sobreimprimir é uma escolha deliberada. Por exemplo, se imprimir um preenchimento 100% magenta sobre um preenchimento 100% ciano a cor sobreimpressa será o azul púrpura (opção de impressão sobreposta ativa do diagrama acima). Sendo o que se previa, a opção de sobreimpressão é adequada.

 

Verifique as configurações de impressão sobreposta dos seus documentos através dos seguintes caminhos, dependendo do software utilizado:

• Adobe Illustrator: Janela> Atributos [+ info]

• Adobe Indesign: Janela> Saída> Atributos [+ info]

Considere desativar opções "ImprSobre". Relevo & impressão sobreposta a fins evitar resultados inesperados.

Ainda poderá verificar alguns possíveis erros resultantes de uma impressão sobreposta, uma vez que uma vez exportado o documento para PDF através do seguinte caminho:

  • Adobe Acrobat: Ferramentas> Produção de impressão> Visualização de saída

 


 

Transparência

 

Se seu documento possui efeitos de transparência (como objetos com sombreado suave ou esfumados), recomendamos que rasterize toda a ilustração e opte, nesses casos, por enviar a arte final no formato TIFF. Assim, reduzimos a possibilidade de erros relacionados com outros processos de tratamento de transparências como nos documentos acoplados. Embora o acoplado divida a ilustração transparente em zonas baseadas em vetores e áreas rasterizadas, não podemos garantir um efeito de “costura” (provavelmente não desejado) onde coincidam rasterizados e vetores.

Pode exportar para o formato TIFF diretamente do Adobe Illustrator e Adobe Photoshop: Arquivo> Exportar> Selecionar formato TIFF

 


 

Margem de sangramento

 

Para as peças com corte com forma / corte múltiplo inclua sempre uma margem de sangramento de 2mm ao longo do perímetro da zona de impressão, isso evitará possíveis margens brancas durante o processo de corte.

 

 

Para as peças com corte quadrado/retangular deve enviar o seu ficheiro sem sangramento e ajustado às dimensões finais que deseja. Recomendamos que consulte as instruções de cada produto para certificar-se da correta execução da sua peça.

 

 


 

Distância de segurança

 

A distância de segurança está diretamente relacionada com as dimensões do ficheiro e é complicado estabelecer uma referência absoluta. Aconselhamos que deixe uma distância de segurança mínima de 2,7% do lado mais comprido da peça, tanto na vertical como na horizontal. Se a sua peça final vai confecionada com reforço ou ilhoses, deve calcular 2,7% do lado mais comprido sem contar a largura que ocupa o acabamento e adicionar 5cm ao resultado.

 

margen-seguridad

 


 

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