logo
ARTIGOS
  • IMPRESSÃO  ECOLÓGICA
    IMPRESSÃO ECOLÓGICA
cut

IMPRESSÃO ECOLÓGICA DE MATERIAIS SUSTENTÁVEIS

Impressão digital ecológica e sustentável 


Por Natureza a Click Printing possui como valor a impressão responsável com a natureza. Nesse sentido, o nosso compromisso com o Meio Ambiente é claro:Somos pioneiros na incorporação de tecnologias de baixa sustentabilidade ambiental e apoiamos as iniciativas mais avançadas que a indústria de impressão digital promove nesse sentido.Como exemplo, entre 2006 e 2012 substituímos a impressão por tintas solventes por tintas à base de água e secagem UV com certificado de proteção ambiental Greenguard Gold.A impressão digital geralmente é escolhida para tiragens limitadas e têm prazos de entrega mais curtos. Também permite imprimir a posteriori sem custos fixos adicionais. Quanto às suas limitações técnicas, não permite a utilização de todos os tipos de papel e formatos. A partir de uma análise ambiental, tem menos emissões do que a impressão em offset e não gera resíduos.

Tendências da impressão sustentável

A sustentabilidade do planeta é uma questão que afeta tudo, e a implementação de métodos ecologicamente corretos é cada vez maior. A impressão digital sustentável é um procedimento baseado na redução do impacto ambiental, por meio do qual utilizamos materiais e tintas na cadeia produtiva que respeitam o meio ambiente. A impressão sustentável e ecológica afeta a todos nós, e um dos setores que oferece os maiores avanços nesse sentido é a impressão digital para o setor de comunicação visual. 

Os meios de impressão têm se caracterizado por aperfeiçoar suas ferramentas, minimizando o desperdício de materiais, buscando a eficiência dos processos para maximizar a automação. Porém, a consciência do meio ambiente é algo que vem aumentando gradativamente e a tendência de solicitá-la em suas impressões é cada vez maior. A tendência neste sentido está ligada à implementação de regulamentações europeias que dentro de alguns anos serão obrigatórias para todas as empresas do sector gráfico.

Uma das maiores diferenças entre a impressão digital ecológica e a impressão tradicional é o número de impressões necessárias, pois a tiragem pode ser reduzida. Na ClickPrinting de forma personalizada impressão a partir de apenas uma única unidade. Uma chave na impressão sustentável é o uso de papel. Este pode ser reciclado ou papel FSC em conformidade com os regulamentos de sua fabricação.

 O certificado FSC atende a todas as garantias de sustentabilidade. O importante é deixar claro que o papel é 100% renovável, sustentável e reutilizável.Atualmente, 95% dos trabalhos a serem impressos poderão ser utilizados com impressão ecológica e papel reciclado ou FSC. Não se pode perder de vista o conceito ecológico no processo de impressão digital, que inclui também evitar a emissão de substâncias nocivas. 

A revolução industrial chegou e é por isso que a impressão ecológica terá cada vez mais demanda.