6 exercícios e atividades para desenvolver a criatividade

Voltar ao início6 exercícios e atividades para desenvolver a criatividade

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a criatividade não é algo puramente inata, mas pode ser treinada como qualquer outra atividade. Por isso, mostramos 6 exercícios e atividades para desenvolver a sua criatividade. Toma nota deles.

 

Atividades para desenvolver a criatividade

 

Leia (muito)

A leitura é não só um dos entretenimento mais enriquecedores que existem, mas também potenciam a sua criatividade. Não surpreendentemente, os cientistas argumentam que a leitura melhora a sua memória, acelera seus processos mentais e, em última análise, torna-o mais criativo.

 

O brainstorming

O brainstorming é conhecido como uma chuva de ideias. Sem dúvida uma das técnicas de criatividade mais utilizado. Esta actividade é realizada em grupo e consiste em definir um problema e, em seguida, os membros do grupo começam a emitir ideias livremente. As idéias vão impulsionando novas ideias.

 

7 perguntas

Esta técnica consisite em fazer-se sete perguntas sobre um objeto ou processo em que quer ser criativo. Por exemplo, o que mais poderia usar?, E se eu combinar esta ideia com outra?, O que poderia aproveitar-se desta idéia?

 

O tempo criativo

Como qualquer talento, a criatividade leva tempo para desenvolver. Portanto, um exercício altamente recomendado é passar pelo menos uma hora por semana para fazer algum projeto criativo. Pode ser algo tão simples como fazer uma maquete. Acredita-se que o melhor momento para ser criativo é antes de dormir.

 

A caderneta

Não fica com raiva que as melhores idéias vêm à mente quando você não tem nada onde as escrever acaba por as esquecer? Bem, fica complicado transportar um caderno no bolso, mas existem aplicativos para os Smartphones que pode instalar para tomar notas.

 

Bem-Mal-Interessante

Exercício proposto pelo psicólogo Edwar de Bono. Analisa todas as idéias a partir de três pontos de vista: o bom, o mau, a ideia. Tem como objetivo sublinhar todas as coisas boas, más e interessantes que pode ocorrer sobre uma ideia.

 

Se quer ser uma pessoa criativa, não espere para ficar sozinho durante uma hora por dia, se não o tempo todo. Portanto, recomendamos estimular a sua criatividade sempre que possa, por exemplo, escrever ou desenhar nos seus tempos livres.

 

Estas são as atividades que nos propomos a desenvolver a sua criatividade. De que espera para colocá-las em prática?