Publicidade enganosa: definição e exemplos

Voltar ao inícioPublicidade enganosa: definição e exemplos

 

A publicidade enganosa é um problema quer para os consumidores quer para as empresas que vêem como os seus anúncios podem resultar menos credíveis por culpa das más práticas dos outros.

 

Publicidade enganosa: definição

 

A  publicidade enganosa é publicidade que faz declarações enganosas, exageradas ou falsas acerca de um produto ou serviço anunciado, de modo a que este seja mais atraente aos consumidores ou que prejudique um concorrente.

 

É um produto "cientificamente comprovado" ou os seus "resultados são garantidos"? Estas são algumas das coisas mais ditas e que podem não ser inteiramente verdade. A seguir demonstramos alguns dos exemplos mais flagrantes da história da publicidade enganosa.

 

Pode ser difícil para os consumidores distinguirem as afirmações verdadeiras das falsas. As autoridades são responsáveis ​​por assegurar que as empresas façam uma publicidade fiável.

 

Publicidade enganosa: exemplos

 

New Balance

 

Os ténis New Balance, que supostamente ajudam os utilizadores a queimar calorias foram denunciadas quando os estudos não encontraram nenhum benefício na saúde por os usar. Não só isso, mas descobriu-se que poderia , inclusivé, aumentar o risco de lesões.

 

Carne bovina temperada Taco Bell

 

Quando os consumidores levantaram questões sobre como carne temperada da Taco Bell era temperada, a empresa não sabia como responder. Na verdade, a carne não era, em absoluto, temperada. Pelo menos a empresa aproveitou a oportunidade para rir de si mesma, na esperança de atenuar o desastre de relações públicas.

 

Extenze

 

O extenze pretendia ser um produto "cientificamente comprovado para aumentar o tamanho de uma determinada parte do corpo masculino". Mas a publicidade não correspondia com a realidade e, em 2010, a empresa foi obrigada a pagar $ 6 milhões de dólares aos seus clientes desapontados.

 

 

As afirmações enganosas são comuns em alguns setores. Em muitos casos, as empresas aproveitam-se dos consumidores que procuram soluções em áreas onde nem sempre há uma resposta fácil. Por isso, muitos casos de publicidade enganosa estão relacionados com a saúde, com a alimentação, a perda de peso ou com produtos de beleza.

 

Em alguns casos, as empresas sabem que o seu produto é defeituoso e mentirosos os seus anúncios, enquanto em outros casos, há real crença que seus produtos funcionam como dito.

 

Que exemplos de publicidade enganosa já tropeçaram na sua vida? Os comentários são abertos, participe!